Entre os vinhos tintos, a uva cabernet sauvignon muito cultivada em países como a África do Sul, Argentina, Austrália, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França e
Itália. Com cerca de 341 mil hectares, cerca de 5% do total da área mundial de vinha, fica atrás somente da uva de mesa Kyoho.
Logo em seguida, temos a merlot com 266 mil hectares que ocupa cerca de 3% da área total de vinhas no mundo. Além disso, está presente em cerca de 37 países.
Em terceiro lugar, temos a tempranillo que é originária da Espanha e encontrada em 17 países.Com ocupação de cerca de 231 mil hectares há grande concentração na
Espanha onde pode-se encontrar quase 90% dos seus vinhedos.
Quando o tema são as uvas brancas, o primeiro lugar com 273 mil hectares, fica com a sultanina, uma variedade originária do Afeganistão, que pode ser utilizada para o consumo in natura, para a produção de frutas secas e também para a produção de vinho.
Para a produção exclusiva de vinhos brancos, a mais cultivada do mundo, com 218 mil hectares, é a airen. Essa variedade é nativa da Espanha, e ocupa 22% das vinhas do país.
Na segunda posição, está a chardonnay, com 210 mil hectares. Considerada uma das principais uvas brancas no mundo para a produção de vinhos, essa variedade é cultivada em 41 países, e entre os principais produtores está a França, Itália, Espanha, Estados Unidos, Austrália e Chile. Na terceira posição com cerca de 123 mil hectares temos a sauvignon blanc.
Fontes
https://winepedia.com.br/curiosidades/as-uvas-mais-cultivadas-do-mundo/
https://revistaadega.uol.com.br/artigo/uva-mais-cultivada-no-mundo-e-kyoho_11190.html
http://vinhoperfeito.com/2017/01/31/top-10-as-uvas-mais-plantadas/